Nas duas postagens anteriores falamos que a Inteligência Emocional é uma capacidade cognitiva importante, que pode ser utilizada e desenvolvida através de quatro passos, o primeiro é “perceber acuradamente as emoções” e o segundo passo é “utilizar as emoções como facilitadoras do pensamento”. Se você ainda não os conferiu, acesse as postagens através do links.
0 TERCEIRO PASSO é “gerenciar a emoção” uma vez conhecida a emoção prevalecente no interlocutor (no exemplo utilizamos a TRISTEZA) temos condições de gerenciar nossa resposta emocional.
Neste caso a dica é buscar EMPATIA, colocar-se no lugar do outro: quais pensamentos eu tenho quando fico TRISTE? O que uma pessoa TRISTE espera da outra? A Neurociência já identificou que quando usamos de EMPATIA, nosso cérebro aciona algumas áreas ligadas à emoção (como a Amígdala por exemplo), porém utiliza também áreas do Córtex Pré-Frontal onde ocorre o pensamento lógico e o planejamento, permitindo uma resposta racional ao evento, ou seja, ao invés de reagir sem pensar, temos a oportunidade de escolhermos a melhor reação, podemos agir conscientemente e desta maneira temos condições de dar a melhor resposta emocional.
Logicamente estas questões acontecem de forma rápida em nosso cérebro, portanto para que utilizemos esta nova forma de enfrentar situações emocionais é preciso treino, que será o tema de nosso último passo: “como treinar para consolidar novos hábitos” que detalharemos na próxima postagem.
Você acha que gerencia suas emoções nessas situações? Repare nisso. Nos vemos na próxima postagem.
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