Os quatro passos para Gerenciar e Desenvolver sua Inteligência Emocional – Passo 1: PERCEBER

O tema Inteligência Emocional vem ganhando relevância desde a publicação do livro “Inteligência Emocional” em 1996 por Daniel Goleman, porém 6 anos antes este termo já tinha sido estudado e definido por Salovey e John D. Mayer onde descrevem sistematicamente razões pelas quais o manejo das emoções deve ser considerado parte integrante do conceito de inteligência. Diferentemente da estabilidade durante a vida da inteligência medida pelo QI, a Inteligência Emocional pode ser desenvolvida e aumentada.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, é possível utilizar a razão e o bom senso para entender e utilizar suas emoções para tomar as melhores decisões nas mais diversas situações práticas.

São 4 as componentes para entender e gerenciar suas emoções:

0 PRIMEIRO PASSO é “perceber acuradamente as emoções em você e nos outros”. Para que possamos gerenciar algo é necessário saber que ele existe e para perceber o que está acontecendo é necessário dirigirmos nossa ATENÇÃO. Imagine que chegou ao seu trabalho e notou que as pessoas estão diferentes (quietas por exemplo). Antes de falar algo, que tal observar o ambiente e se perguntar: o que está acontecendo? Por qual motivo as pessoas estão tão quietas? Esta PAUSA colocará seu cérebro no modo ATENÇÃO e em pouco tempo você irá entender os motivos daquela situação e com isso também terá um sentimento parecido com as demais pessoas.

Vamos praticar a ATENÇÃO e PERCEBER a nossa volta?

Confira nosso próximo passo: “utilizar as emoções como facilitadoras do pensamento” .

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